domingo, 10 de novembro de 2013

Tem smartphone pra (quase) todos os gostos em GTA V

Tem smartphone pra (quase) todos os gostos em GTA V

Grand Theft Auto V é um jogo de muitos detalhes. Quer saber o quanto? Bom, nós temos três protagonistas: três homens com vidas diferentes, visuais diferentes… e celulares diferentes.
Na imagem aqui de cima, podemos ver os três celulares um do lado do outro. O da esquerda é o do Michael, um ladrão de bancos aposentado com um grana pra gastar. Ele tem um iFruit, a versão GTA do que conhecemos como iPhone. Dê uma olhada nos detalhes do sistema operacional e do próprio design do telefone:
gtavsmartphone_ktoakubr12
O telefone do meio pertence a Trevor, o criminoso psicopata que vive em um trailer. Se você reparar, o visual lembra muito o do colorido Windows Phone:
gtavsmartphone_ktoakubr13
E o smartphone da direita é do Franklin, um novato do mundo do crime que está procurando novas formas de negócio para crescer na vida. O telefone dele é um clone de um modelo mais simples da linha Samsung Galaxy (apesar de que o sistema operacional também lembra um pouco os aparelhos da Blackberry):
gtavsmartphone_ktoakubr14
A escolha dos telefones diz muita coisa, principalmente sobre a personalidade dos protagonistas. É óbvio que Michael, o ricão, usaria um iPhone, e também faz sentindo que o novato Franklin adquirisse um Samsung mais barato. Mas o que isso diz sobre o aparelho do Trevor? Será que o seu nervosismo reflete na escolha por um Windows Phone? Ou talvez seja só uma zoada de leve na Microsoft? Isso nunca vamos saber.
Mas de verdade, o que mais impressiona é o nível de detalhe usado em cada interface. O iFruit do Michael tem aquela “dock” reflexiva; o Galaxy do Franklin mostra todas as suas notificações logo no topo da tela, em vez de usar “badges” individuais para cada aplicativo. Ou como esse mesmo celular mostra a bateria em três barrinhas, em vez de um barra só continua como nos outros dois. Tem também uma diferença no visual do medidor de sinal da operadora e até como o telefone muda para o modo paisagem quando você tem que ler um email. É tudo muito bem pensado.
Com todo o tamanho de GTA V, esses detalhes podem passar completamente despercebidos. Mas os telefones são ótimos exemplos de pequenos ajustes que mostram tão bem as diferenças entre os seus protagonistas. Cada vez que usamos um desses smartphones, somos lembrados que controlamos três vidas distintas.


0 comentários:

Postar um comentário

chat grand theft autov