sábado, 9 de novembro de 2013

Fique esperto nessas dicas para jogar GTA V

Fique esperto nessas dicas para jogar GTA V

Grand Theft Auto V é um jogo muito bom. Ele também é longo e complexo. Tem coisa pra caramba pra fazer, paisagens pra ver, e muitas decisões a serem tomadas. É quase como tirar férias. Antes de dar um rolê por Los Santos, podemos dar uns conselhos?
Aqui estão algumas dicas para tirar o melhor proveito da sua jogatina de GTA VSem spoilers, apenas comentários interessantes para que todo mundo curta bastante a nova pérola da Rockstar.

Antes de tudo, compre uma cópia física

Baixar o jogo é bacana e tal, mas não dá para fazer o download do mapa gigante de dois lados que vem com o GTA V. Pra isso, você vai precisar de uma cópia física. O lance é que não apenas é divertido ter um mapa de Los Santos e Blaine County a mão, mas também é muito útil. Apesar de o mapa dentro do jogo ser bom, existe toda uma série de missões paralelas que exigem que você encontre locais no mundo usando apenas “fotografias de satélite” para se localizar. Com um mapa físico na mão, fica muito mais fácil.

Reserve uns 8GB de espaço no seu HD

Você vai precisar desse espaço para instalar o jogo tanto no Xbox 360 quanto no PS3. Vale lembrar que a versão para Xbox vem com dois discos, um de instalação e o outro para jogar; tome cuidado apenas para não instalar o segundo disco, o de “jogar”, no seu console. Isso pode gerar alguns problemas gráficos.

Tenha consciência de quem está vendo você jogar

(Papais e mamães, prestem muita atenção nessa parte, ok?) Não apenas parece que GTA V está tentando bater o recorde de palavrões por minuto saindo da boca dos seus personagens, mas o jogo em si é realmente violento. A quantidade de violência gráfica no game pode ser desconcertante para mentes mais jovens. Violência interativa já é um papo velho, mas stripteases em primeira pessoas é uma parada um pouco menos ortodoxa, e isso pode ser um tanto embaraçoso se você estiver jogando na frente de alguém que não deveria estar passando por essa experiência.

Não se preocupe se você não viu alguma dica que aparece no jogo

Infelizmente, GTA V manteve a tradição de lançar dicas rápidas nos cantos da tela no meio da jogatina. Se você piscar ou apenas ficar concentrado na ação que está rolando no game, é bem provável que você acabe não lendo o que está escrito. Mas não precisa se preocupar. Dá para ler todas as notificações do jogo no menu de configurações. É só pausar, selecionar “Informações” e dar uma conferida nas seções “Ajuda” e “Notificações”. É possível ver também todo o diálogo dos personagens na parte de “Diálogo”, mesmo se você jogar com as legendas desligadas.

Jogue as missões do jeito que você quiser

Não existe um jeito certo ou errado de se jogar GTA V. Você pode jogar as missões na ordem que quiser assim que elas estiverem disponíveis. Logo no começo, você já tem uma porrada de tretas para resolver. Sair do seu caminho para fazer uma missão diferente nunca irá prejudicar o andamento de outras. Até mesmo os grandes roubos do game, que permitem formas diferentes de serem completados, podem ser jogados novamente, se você quiser. Nada aqui é travado para o jogador. Depois que termina a campanha principal, é possível voltar para Los Santos a hora que quiser para fechar missões paralelas que você deixou de lado, ou jogar qualquer outro mini-games divertidos no caminho. Tudo está sempre disponível para você.

Troque muitas vezes de personagem

Grande parte das missões só podem ser acionadas por um dos três protagonistas, então frequentemente você vai ficar trocando de personagem para completar tudo. Por sorte, trocar entre Michael, Franklin e Trevor é bem simples. Como cada um tem missões específicas, o jogo não fica cansativo, e as transições acabam dando uma certa profundidade narrativa para as histórias dos personagens.

Se você é daltônico, preste atenção no tamanho dos ícones no seu mapa

As missões de cada personagem são marcadas com cores diferentes no mapa. Isso é ótimo se você consegue diferenciar entre laranja, verde claro e azul marinho, mas e os daltônicos? Nesse caso, é bom prestar atenção ao tamanho dos ícones que aparecem. Normalmente, os ícones maiores só podem ser acionados com o personagem que você está controlando no momento. Se é menor que o resto, só trocando de protagonista.
gtavbestway_kotakubr02

Fique esperto com as bolinhas azuis que pintam no seu mini-mapa

As grandes missões do jogo aparecem no mapa através de um ícone de uma letra. As ótimas missões da categoria “Estranhos e Doidos” aparecem como pontos de interragação. Todas essas podem ser jogadas novamente através do menu do jogo. Mas as missões marcadas por pontos azuis acontecem aleatoriamente em Los Santos. São acontecimentos menores que as missões tradicionais, mas eles também têm diálogos e histórias tão incríveis quanto os outros.
Inclusive, essas pequenas missões podem ter consequências a longo prazo, como a oportunidade de adicionar capangas para os assaltos a bancos, ou mesmo receber dicas para investir na bolsa de valores do jogo. Alguns desses pontos azuis aparecem em pontos específicos do mapa, mas o resto pode pintar em qualquer lugar. Para facilitar a nossa vida, o ponto azul pisca no mini-mapa no canto da tela quando uma dessas missões estiver disponível. Pare tudo o que estiver fazendo, e vá lá conferir o que está rolando. Dica amiga: as missões-de-ponto-azul que acontecem no prédio em construção são as únicas que dão a opção de tentar novamente quando falham. Esteja avisado!

É bom ouvir com atenção as dicas da bolsa de valores

É possível ficar muito rico em GTA V. Cada personagem ganha uma grana com as missões, enquanto mantém contas bancárias individuais pra comprar veículos, armas e propriedades. Os protagonistas também podem comprar e vender ações na bolsa. Pode soar como uma atividade tediosa, mas você realmente deveria tentar antes de julgar. É só entrar na parte financeira do “Acesso à internet” dos celulares dos personagens pra começar a investir nas empresas do jogo. Assim como o mercado financeiro norte-americano de verdade, existem dois tipos de bolsas – a Liberty City National Exchange e a BAWSAQ. É possível comprar e vender ações nos dois mercados. O primeiro deles é controlado internamente pelo jogo, mas o segundo varia de acordo com a forma que outros jogadores de GTA V estão investindo. O game busca dados na jogatina das outras pessoas associadas ao Rockstar Social Club, que conecta todos os serviços online dos jogos da Rockstar. Por exemplo, se os jogadores estiverem destruindo com maior frequência uma marca de carro específica, o valor de mercado daquela empresa vai por água abaixo.
Portanto, é bom ficar ligadinho nas inúmeras dicas e conselhos que surgem espontaneamente durante os diálogos do jogo em relação às flutuações das duas bolsas. O rádio de notícias de GTA V, por exemplo, sempre menciona os altos e baixos do mercado, e você deve usar essas informações pra ganhar dinheiro. Em outras missões aleatórias, você pode cruzar com alguém que está falando alto no celular sobre a bolsa de valores, ou até uns metidos a economistas que dão dicas valiosas e totalmente gratuitas também. O mais importante, no entanto, são as missões de “Assassinato”, quando um personagem chamado Lester manda você matar CEOs de grandes corporações. Nessas horas, sempre invista na bolsa antes de cometer o assassinato. Depois é só ficar observando a sua riqueza acumular.
gtavbestway_kotakubr03

Mesmo assim, você sempre estará com os bolsos cheios

Não está nem aí para a bolsa de valores? Sem grilo! Vai ser raro ficar sem grana em GTA V. Acumulando qualquer trocado ganho com as missões tradicionais já são o bastante para garantir a fiança, a conta do hospital, do táxi, da oficina onde você tuna o seu carango, ou até da loja de armas e coletes. Talvez não tenha o troco certo pra comprar as propriedades espalhadas por Los Santos, mas isso também não é o fim do mundo.

Fique conectado ao Rockstar Social Club

Faça isso principalmente para jogar na bolsa de valores eletrônica do jogo (como mencionamos acima). Também é possível tirar e guardar fotos que você registrou com qualquer um dos três personagens principais. Não é nada revolucionário, mas vale a pela ter essa funcionalidade disponível. O Social Club provavelmente vai ser muito mais importante quando Grand Theft Auto Online finalmente for lançado para o GTA V em outubro.

Não se preocupe em aumentar seus pontos de habilidade (a não ser no quesito ‘Direção’)

Cada personagem tem várias estatísticas que podem ser melhoradas de acordo com suas atitudes no jogo. Se você dirigir muito, por exemplo, suas habilidades como motorista melhoram. Entre em brigas de rua ou faça cooper na praia, e sua força e resistência devem aumentar também. A grande maioria dessas habilidades acabam progredindo normalmente com o ritmo do jogo. Você nunca precisará se preocupar em melhorar suas estatísticas para terminar uma missão – mesmo com o Michael enchendo o saco constantemente para que o Franklin melhore a pontaria nas lojas de armas que oferecem prática de tiro ao alvo.
A única habilidade que realmente faz diferença é a da direção, uma vez que vai facilitar a vida quando você pegar um carro para sair correndo pelas ruas de Los Santos. O bom é que para ficar bom em direção você só precisa dirigir. No começo, você vai mandar muito mal, mas com o tempo (e o aumento de habilidade), dirigir um carro vai ficando menos complicado. Além disso, é bom virar um mestre na habilidade especial de Franklin, que consegue diminuir a velocidade do tempo para fazer manobras e curvas perigosas sem estraçalhar o veículo.

Responda aos seus e-mails

Você vai receber muitos e-mails no smartphone dos seus personagens. Mensagens de texto também. Infelizmente, não dá para responder aos SMSs, mas grande parte dos emails podem ser respondidos de volta. Quando você estiver lendo um e-mail, vai aparecer uma flecha verde logo embaixo. Selecione essa opção e o protagonista da vez vai mandar uma resposta automática para aquele e-mail.
Com o tempo, você vai formando histórias paralelas e pessoais com cada um dos protagonistas, já que os e-mails contam em primeira mão alguns dos problemas que eles têm com os personagens secundários. É uma ferramenta simples mas muito eficaz de imersão na vida de Franklin, Michael e Trevor.

Sempre dê uma parada para ouvir as conversas dos outros

Talvez isso não seja muito educado na vida real, mas escutar as conversas alheias em GTA V é uma experiência impressionante. Os personagens do jogo adoram ficar falando pelos cotovelos. Cada um deles tem diálogos específicos – muitos têm mais falas do que você pode imaginar. Então, se você estiver andando por aí e ouvir alguém batendo um papo, pare por ali e vá prestar atenção no bate-papo que está rolando ali. Garanto que você vai se surpreender.

Preste atenção nas missões do Dom

Tem uma porrada de missão paralela nesse jogo. Uma série delas em particular é ligada a um personagem chamado Dom. Faça a primeira missão que ele manda e mais um monte delas vão abrir. Sem spoilers, mas garanto que essas serão as ações mais insanas que você fará nesse jogo. Vá lá ver você mesmo!

Tente conversar com os mesmos personagens usando protagonistas diferentes

É possível que você se acostume a colar em lugares específicos com o Trevor, Michael ou Franklin. O que talvez você não perceba na hora é que é possível conhecer alguns dos personagens com os diferentes protagonistas. Inclusive, alguns desses personagens acabam iniciando missões completamente diferentes dependendo de quem você está controlando, o que mostra como cada um deles constrói uma narrativa única dentro da história geral de GTA V.

Não tenha medo de explorar

Los Santos e Blaine County (incluindo o fundo dos seus mares e lagos) compõem um dos maiores mundos abertos da história do vidoegame. Não tenha medo de explorar cada canto de GTA V.


0 comentários:

Postar um comentário

chat grand theft autov